Para cada tv/monitor um tipo de conexão condizente. Conheça as principais conexões e suas diferenças.
É obvio que hoje em dia e talvez a maioria dos operadores de DOOH só utilizam e só conheçam as portas HDMI, mas é de suma importância que o operador conheça outras opções de conexão do seu sistema e que saiba a hora de utilizar um ou outra opção.
Neste artigo iremos tratar de três opções das mais comuns para se conectar uma fonte de vídeo a uma tv/monitor. Iniciamos por uma das antigas, a boa e eficaz porta AV (áudio e vídeo): Essa porta presente na grande maioria de tvs e monitores profissionais é composta geralmente por 3 portas (5 portas no caso de composto) que recebe um sinal de vídeo e dois canais de áudio (stereo) direito e esquerdo, seu sinal é puramente elétrico e não está modulado em uma frequência de transmissão. Todos os equipamentos que o recebem são quase sempre compatíveis e auto modulados nos padrões de cores e imagens. Essa porta foi bastante utilizada por vídeo cassetes e equipamentos de DVD e muito utilizada por DOOH com essas fontes. Em alguns casos devido a distância entre a fonte de vídeo e o destino é convertido neste sinal para evitar perdas e qualidade. A imagem recebida em um sinal AV é por padrão analógica e no formato máximo de 720p ( padrão standard 640 x 480).
A porta padrão VGA ainda é a porta mais utilizada por computadores e geradores de imagem para DOOH
Quando falamos de computadores, falamos de porta VGA (ou S-VGA). Presente em quase 100% dos computadores comerciais essa porta é o padrão da indústria de computadores para conectar o computador ao monitor. Presente também na grande maioria de TV de led e de plasma, tornou-se popular pela facilidade de conexão. Trata-se de uma porta exclusivamente de vídeo digital sobre sinal elétrico, com sinais de verificação de conexão e ajuste de resoluções. Conecta até em resolução full hd de 1080p porem há de se observar a capacidade do hardware referente a velocidade de processamento da placa e o ciclo de atualização (refresh). Nos sistemas de DOOH a vantagem é poder transmitir longas distâncias em cabos blindados e mais flexíveis, podendo também utilizar conversores UDP-VGA com boa qualidade.
Para as grandes resoluções e qualidade de imagem temos as conexões HDMI (High-Definition Multimedia Interface) que como o próprio nome promete é uma conexão multimídia para alta definição. Essa porta transporta sinal de vídeo e áudio digital em resoluções full hd ou acima (4k – 8k) o que temos que observar nesta conexão é a velocidade que o cabo utilizado transmite, a capacidade da porta e da placa de vídeo, etc. A grande maioria dos setup-box (players na maioria Android) tem somente a porta HDMi porem a sua resolução máxima é 720p, é bom observar bem o hardware e ver as resoluções de saída disponíveis. Para transmissão HDMI para grandes distâncias (50, 100, 200 metros) é recomendável utilizar conversores HDMI-UDP ativos.
4 comments
4 Comments
Linda Gareth
6 de março de 2015, 15:02Maecenas dolor, sot donec ipsum diam, pretium gravida nulla maecenas mollis dapibus risus. Nullam tindun pulvinar at interdum eget, suscipit eget felis. Pellentesque est faucibus tincidunt.cubilla gravida.
REPLYAlex Holden
6 de março de 2015, 15:05Donec ipsum diam, pretium maecenas mollis dapibus risus. Nullam tindun pulvinar at interdum eget, suscipit eget felis. Pellentesque est faucibus tincidunt risus id interdum primis orci cubilla gravida.
REPLYAnna Shubina@Alex Holden
6 de março de 2015, 15:06Maecenas dolor, sot donec ipsum diam, pretium gravida nulla maecenas mollis dapibus risus. Nullam tindun pulvinar at interdum eget, suscipit eget felis. Pellentesque est faucibus tincidunt.cubilla gravida.
REPLYHeather Dale@Alex Holden
6 de março de 2015, 15:06Donec ipsum diam, pretium maecenas mollis dapibus risus. Nullam tindun pulvinar at interdum eget, suscipit eget felis. Pellentesque est faucibus tincidunt risus id interdum primis orci cubilla gravida.
REPLY